Shadow of the Colossus
Desenvolvimento e Lançamento
- Desenvolvedor: Team ICO
- Publicador: Sony Computer Entertainment
- Diretor: Fumito Ueda
- Produtores: Kenji Kaido
- Escritores: Fumito Ueda, Junichi Hosono, Masashi Kudo, Takashi Izutani
- Compositor: Kō Ōtani
- Plataforma: PlayStation 2
- Data de Lançamento:
- NA: 18 de Outubro de 2005
- JP: 27 de Outubro de 2005
- AU: 16 de Fevereiro de 2006
- EU: 17 de Fevereiro de 2006
- Gênero: Ação-aventura, puzzle
- Modo: Single-player
Sinopse Shadow of the Colossus é um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Japan Studio e Team ICO, e publicado pela Sony Computer Entertainment para o PlayStation 2.
O jogo segue Wander, um jovem que entra em uma região isolada e abandonada do reino em busca do poder para reviver uma garota chamada Mono.
O jogador assume o papel de Wander em sua missão de localizar e destruir os colossos, seres massivos espalhados pela terra proibida, que o protagonista atravessa a cavalo e a pé.
Recepção e Legado
- Recebeu aclamação crítica por seu áudio, design e qualidade geral.
- Considerado um título influente na indústria de videogames e um dos melhores jogos já feitos.
- Frequentemente citado como um exemplo importante de jogos eletrônicos como arte devido ao seu design de paisagem minimalista, jogabilidade imersiva e peso emocional da jornada do personagem do jogador.
Versões Remasterizadas
- Uma versão remasterizada para o PlayStation 3 foi lançada junto com ICO como The ICO & Shadow of the Colossus Collection em Setembro de 2011, desenvolvida pela Bluepoint Games.
- Uma remake em alta definição do jogo para o PlayStation 4 foi produzida pela Bluepoint Games em 2018.
Tabela de Versões
Versão | Data de Lançamento | Plataforma |
---|---|---|
Original | 18 de Outubro de 2005 | PlayStation 2 |
Remasterizada | Setembro de 2011 | PlayStation 3 |
Remake HD | 2018 | PlayStation 4 |
Lista Completa de Colossos
- Valus
- Quadratus
- Gaius
- Phaedra
- Avion
- Barba
- Hydrus
- Kuromori
- Basaran
- Dirge
- Celosia
- Pelagia
- Phalanx
- Cenobia
- Argus
- Malus
Curiosidades
- O jogo foi concebido originalmente como um jogo multiplayer online chamado NICO logo após a conclusão de ICO.
- O desenvolvimento de Shadow of the Colossus passou por um longo ciclo de produção durante o qual foi redefinido como um título para um único jogador.
- A equipe buscou criar uma experiência interativa excepcional, incluindo um design visual distinto e personagens não jogáveis com inteligência artificial sofisticada, como os colossos e o cavalo de Wander, Agro.
Este artigo oferece uma visão geral do jogo Shadow of the Colossus, destacando seu desenvolvimento, jogabilidade, recepção e as versões remasterizadas que seguiram seu lançamento original.